sábado, 12 de dezembro de 2009

O Ensino de Artes Plásticas em Campinas












O ENSINO DE ARTES PLÁSTICAS EM CAMPINAS
ARTISTAS EDUCADORES
4ª parte

O Grupo Vanguarda e sua influência no Ensino de Arte em Campinas

Para este estudo, o Grupo Vanguarda é relevante não só pelo que significou para Campinas – um enorme avanço na área de artes plásticas – mas, principalmente, pela disseminação de suas idéias através de alguns de seus artistas que foram educadores e deram um novo rumo ao ensino de artes na cidade.

Uma das primeiras manifestações modernistas, em Campinas, foi a exposição de Geraldo Décourt, em 1952, no Teatro Municipal . Em entrevista telefônica, Décourt confirmou que sendo campineiro, quis fazer seu nascimento na pintura e nas artes, em Campinas, sua terra natal. Por volta de 1952, expôs uma série de trabalho geométricos, na sua fase daquela época. Desnecessário dizer que Campinas, naquela ocasião, apesar de sua arquitetura já estar bem avançada, levou um choque muito grande, pois estavam todos acostumados ao realismo visual. No início, houve uma certa oposição, mas conforme os dias foram passando, os estudantes de Campinas procuraram Décourt no Municipal, e se ofereceram para ficar tomando conta da exposição, na sua ausência, pois eles o admiravam por ter quebrado um tabu em Campinas.

Também o Centro de Ciências, Letras e Artes de Campinas, com sua constância na divulgação de trabalhos dos artistas, assim como na educação dos mesmos e do público, muito contribuiu para propagar as idéias modernistas. Em 1957, seu Departamento de Pintura apresentava as seguintes atividades: “Exposição Didática do Museu de Arte Moderna de New York, Exposição de Desenhos Metafísico-mecaniscistas de Edoardo Belgrado, Curso de Arte Moderna pelo professor Wolfgang Pfeiffer, diretor do Museu de Arte Moderna de São Paulo, e Excursão à IV Bienal de São Paulo”.

Nesse mesmo ano, Edoardo Belgrado, Hermes de Bernard, Mário Bueno, Mário Carneiro, Lélio Coluccini, Geraldo Décourt, Enéas Dedeca, Aristides Ferraz, Geraldo Jurgensen, Thomaz Perina, Raul Porto, Franco Sacchi e Geraldo de Souza realizaram uma exposição conjunta.
Tomaram parte na primeira exposição do Grupo Vanguarda os seguintes artistas: Edoardo Belgrado, Hermes de Bernardi, Francisco Biojone, Mário Bueno, Geraldo Décourt, Maria Helena Motta Paes, Thomaz Perina, Raul Porto, Franco Sacchi e Geraldo de Souza.
Esses artistas tiveram a oportunidade de terem contato e serem apoiados pelo Grupo de Arte Concreta de São Paulo e o surgimento do Grupo Vanguarda foi decisivo para que Campinas, finalmente, deixasse de ser uma “província do Império”.

Nem todos os integrantes do Grupo Vanguarda procuraram divulgar as novas manifestações artísticas através do ensino. Alguns, entretanto, o fizeram: Bernardo Caro, Thomaz Perina, Maria Helena Motta Paes e Francisco Biojone (este foi aluno da artista Maria Aparecida Bueno de Melo) . Esses artistas foram de grande importancia para a formação de novos artistas . Veja mais no site: http://www.silviamatos.art.br/livros_e_artigos.htm

Um comentário:

thiago corban disse...

Belo blog, sou poeta da periferia de São Paulo e um fã de arte, seu blog está muito bonito. se puder visite meu blog/ corbanbrasil.blogspot.com. lá você encontra poesia e arte me mande images para divulgar seu trabalho no meu blog um abraço e fique com Deus...