sexta-feira, 28 de março de 2008

Divulgamos a pedido da ântropa Tina Gonçalez - Exposição na Galeria de Arte da Escola Comunitária de Campinas

Ainda dá para ver. Pena que a imagem não abriu! O trabalho de Monique Deheinzelin é muito bonito e ainda dá tempo de vê-lo.


GALERIA DE ARTE DA ESCOLA COMUNITÁRIA
Calendário de exposições de 2008 .

MONIQUE DEHEINZELIN – Pinturas
No sítio Antares, Santa Maria da Serra das Cabras Joaquim Egídio, Campinas


Curadoria: Fernando Passos
Coordenação: Tina Gonçalez

Período: 12 de março a 8 de abril de 2008
Local: Escola Comunitária de Campinas – saguão do prédio administrativo
Rua Egberto F. de Arruda Camargo, 650 – Jardim Notre Dame- Campinas
Horário de Funcionamento: 7h30 às 18h00 – segunda à sábado.

Leia o texto de Fernando Passos sobre o trabalho da artista:

MONIQUE DEHEINZELIN – Pinturas

No sítio Antares, Santa Maria da Serra das Cabras Joaquim Egídio, Campinas

As pinturas de Monique consideram dois lados de sua inquieta cosmogonia indo em busca de um resultado genuinamente artístico para si e para todos que se envolvem nas ações de pesquisas das bases afetivas e conceituais que constituem o complexo processo do ensino-aprendizagem.
O primeiro está ligado ao esforço de compreensão dos procedimentos de realização da pintura. Não apenas como um saber universal em parte acessível pelas pesquisas e consultas aos testemunhos de críticos e artistas, mas passando por isso e pela fruição das obras de arte, atingir - tela na frente, pincel e paleta de cores nas mãos - o olhar e os gestos adequados ao exercício dessa arte. O resultado está em seus quadros. Eles mostram o dinamismo cromático que traduz esta observação sistemática das danças das cores nos objetos da natureza, de suas relações e de suas transformações conforme avançam as luzes do dia e das diferentes estações do ano.
O segundo plano, que acontece no interior do primeiro, se manifesta na busca ininterrupta da preservação do que podemos chamar de capacidade inata de expressão pessoal encontrada principalmente nas crianças ainda não atingidas pelas forças conformistas da sociedade dos adultos. Com os jovens e as crianças Monique aprendeu e continua testemunhando como eles intuitivamente pesquisam em suas pinturas e em outros procedimentos de criação, encontrando soluções estéticas surpreendentes. Essa atenciosa presença diante dos pequenos nada mais é que o amor manifesto no desejo de que todos cresçam como indivíduos conscientes de suas potencialidades criativas.
Em seus quadros esse movimento amoroso se reflete no privilégio dado aos elementos da natureza, os cenários geológicos construídos pelos cinzéis do tempo, recobertos pela flora que espalha o matiz das cores de suas paisagens e os animais do campo e do entorno da morada, habitantes que perambulam por esses espaços, agora emoldurados, dos altos da Serra das Cabras em Joaquim Egídio.
A dedicação dessa artista-educadora em relação à percepção estética inata a toda criança – seu livro explicitamente intitulado A Fome e a Vontade de Comer não por acaso já está na 11ª edição – mostra a complementaridade de seu pensar em sua ação artística, onde o resultado estético traz a consistência do quanto de elaboração e busca há em cada tela.
Fernando Passos
Professor Livre Docente, Instituto de Artes da UNICAMP

DADOS SOBRE A ARTISTA:

MONIQUE DEHEINZELIN
(São Paulo, 1952)

Bacharel em Física, Mestre em História e Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo, foi sócia fundadora da Escola da Vila, em São Paulo, e orientadora em projetos curriculares e na formação de professoras nas redes públicas e particulares de ensino em todo o Brasil.

Publicou A fome com a vontade de comer, uma proposta curricular de educação infantil (Petrópolis, Ed. Vozes, 1994, 12a ed.); Construtivismo, a poética das transformações (São Paulo, Ed. Ática, 1996); e Trilha, educação, construtivismo e uma entrevista com Caetano Veloso (Petropólis, Ed. Vozes, 1996), além de artigos em jornais e revistas especializadas. Fez a supervisão pedagógica da série de 20 programas em vídeo Menino quem foi teu mestre? (MEC/ Globo, 1992), e foi co-autora do livro que acompanha a série, Professor da pré-escola vols I e II (Rio de Janeiro, ed. Globo, 1992). Editou as seguintes publicações: Trino (São Paulo, Escola da Vila, 1990-92); Por um triz (São Paulo, Instituto C&A de Desenvolvimento Social/ Crecheplan: publicado como livro, Por um triz, Rio de Janeiro, Ed. Paz e Terra, 1998); Cadernos Crer para Ver (São Paulo, Fundação Abrinq pelos direitos da criança/ Natura Cosméticos); e Criança, a revista do professor de educação infantil (Brasília, Ministério da Educação e do Desporto).

Atuou como professora no curso de magistério em nível de segundo grau da OGPTB – Organização Geral dos Professores Ticuna Bilingües em 1993, 1994 e 2001. Coordenou o Grupo Multiseriado de Estudo e Pesquisa na Sociedade de Santa Maria da Serra das Cabras, com sede em seu Centro Multifuncional, Joaquim Egídio, Campinas, SP.

É coordenadora na área de ciências do ensino fundamental na Escola Comunitária de Campinas e desde 1996 desenvolve um trabalho individual em artes visuais.




Contato:
Endereço: Av. Claudio Celestino de Toledo Soares 685
13095-150 Campinas SP
Telefones: (019) 32 98 62 76 (019) 37 69 51 97
(019) 92 47 81 87
moniqued@uol.com.br

Nenhum comentário: