domingo, 23 de março de 2008

AS "MARIAS" DE BETH SCHNEIDER

Beth Schneider - Marias - 2002
transfer de fotografia em tecido - colagem -30x25cm


Acabo de ler na Folha On Line sobre uma exposição, em Curitiba, do artista Paulinho Marques que mostrará, nas Ruínas São Francisco, sua obra "Santa Televisão Brasileira". Trata-se de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida cuja cabeça foi substituída por um aparelho de televisão. O som e as imagens mostrados são do rapper BNegão. A obra está causando polêmica entre os católicos.

Agrada-me muito mais a sutileza do trabalho da querida ântropa Beth Schneider, que fez sorrir as santinhas sempre tão sérias!
Acima, uma imagem do trabalho Marias, retirada do catálogo da primeira exposição do Grupo Antropoantro, Kairós de 2002.
Sobre este trabalho, Afonso Luz escreveu na Apresentação:

"De que ririam estas sagradas imagens? Beth Schneider sobrepõe aos rostos destas Madonas pintadas em variados estilos de época um sorriso que parece extraído de uma peça publicitária, e que é sempre o mesmo, malgrado a multiplicidade das caras que o sustentam. Um apagamento da história decorre destas composições absurdas. A recatada gratia, atributo divino destas mulheres, se converte numa despudorada felicidade. Impressas num tecido enfeitado seu aspecto vulgar e artificioso é multiplicado. "Sinal dos tempos". Marca de uma época em que o kitsch se tornou objeto de fervorosa devoção"
Afonso Luz - Apresentação de Kairós

Bethinha, sou muito mais você!!!

Texto de Lalau Mayrink
Foto original no Catálogo de Tácito Carvalho e Silva

Um comentário:

Anônimo disse...

Lalau obrigado adorei ver meu trabalho no email.Beth