domingo, 5 de julho de 2009

23ºFESTIVAL DE ARTE CIDADE DE PORTO ALEGRE - O Grupo Antropoantro se apresenta no dia 15/07.


inscrições a partir de 6/07!

23ºFESTIVAL DE ARTE CIDADE DE PORTO ALEGRE

ATELIER LIVRE DE PORTO ALEGRE
13 A 17 DE JULHO 2009

Informações: 9h às 18h
Av.Érico Veríssimo 307
alivre@smc.prefpoa.com.br
(51) 3289-8057 / 3289.8058 / fax (51) 3289-8080

CURSOS (R$ 60,00)
O Caminho das Pedras – montagem e criação do livro infantil Hermes Bernardi (Porto Alegre).
O Livro ilustrado-. A relação palavra-imagem. O boneco do livro. A montagem do boneco. A produção do livro.
Público: artistas e escritores, com apresentação de breve currículo.
N ° alunos: 20 Turno: Noite
O que é ilustração: sua história dentro da literatura infantil Odilon Moraes (São Paulo)
Introdução ao livro ilustrado. A palavra e a imagem nas experiências contemporâneas. A ilustração na literatura infantil brasileira. A história de uma capa.
N º alunos: 20 Turno: Tarde
Atos Primários Silvia Diehl (Argentina)
Propõe práticas artísticas vinculando e integrando o corpo físico mental e emocional e espiritual. Trabalhar em conexão com o corpo permite-nos vincular com o nosso conhecimento. A respiração, a pele, o olfato e os sons são elementos que nos possibilitam nos aproximarmos de uma linguagem não definida pelo racional.
Público: pessoas que queiram trabalhar suas necessidades criativas e ampliar sua percepção.
N º alunos: 20 Turno: Tarde
A solda elétrica na escultura Marcelo Mello (Porto Alegre)
Técnicas de utilização corretas e seguras de ferramentas elétricas. A solda elétrica como ferramenta de grande impacto escultórico.
Público: artistas com experiência em escultura.
N º alunos: 8 em 2 turnos. Turno: Tarde
Intervenção para um lugar específico Shirley Paes Leme (São Paulo)
Estudar a presença e funcionamento da dimensão conceitual na arte contemporânea a partir das referências históricas da arte conceitual. Estabelecer relações entre arte / vida e arte / política como derivações do campo da arte.
Nº alunos: 20 Turno: Tarde
As motivações existenciais em desenho. O pensamento do desenho. Marco Veloso (Rio de Janeiro)
Introdução, exercício e desenvolvimento de diversas motivações existenciais para a prática do desenho, de modo a tornar a sua prática e o seu pensamento, mais próximos do universo de cada artista. Desenvolvimento de aspectos da teoria do desenho contemporâneo como uma prática artística específica.
Nº alunos dososação de carta de ialunos: 15 Turno: Noite
Interartes e performances e as abordagens dos constructos-processos contemporâneos. Marcio Noronha (Goiânia)
Estudo, análise e compreensão histórica dos conceitos de interartes e de performance, envolvendo ainda a sinestesia, a “bodyart” e estudos audiovisuais. Analisar e compreender experimentos da arte contemporânea, o artista teórico, o teórico-artista nas novas poiéticas.
Público alvo: estudantes, pesquisadores de artes visuais, artes cênicas e interessados nos estudos da performance.
Nº alunos confeccionando figurinos Rio” : 50 Turno: Noite
Manchete e poesia Otavio Zani (São Paulo)
Reflexão crítica sobre a dinâmica a partir da prática da xilogravura e da tipografia. Sobre estes, ou a partir destes impressos, previamente coletados pelos participantes da oficina, serão produzidas pequenas publicações que dialogam com essa multiplicidade de linguagens gráficas da comunicação presente nas ruas da cidade através de vários suportes impressos: jornais, revistas, outdoors, mala-direta, folders, cartões etc.
Nº alunos: 15 Turno: Noite
Fotografia por câmera obscura Denise Helfenstein (Porto Alegre)
Construindo uma câmera fotográfica a partir de objetos do cotidiano. As origens da câmera obscura, o material foto-sensível a propagação da luz, a construção de uma câmera fotográfica artesanal, a revelação, o negativo x positivo: processos de ampliação.
Nº alunos: 12 Turno: Noite
O outro lado do Rio Joelson Gomes (Recife)
A partir da criação de um diálogo entre dois Mestres de gravura pernambucanos, um erudito: Gilvan Samico, outro popular: J. Borges, envolver os participantes do curso “O outro lado do Rio”, levando em conta a diferença entre as regiões nordeste e sul. Criar-se-ão pinturas em papel com grandes dimensões, onde os participantes serão envolvidos no ambiente da gravura, dando vida a personagens, confeccionando figurinos, adereços, e objetos. Estas figuras serão vestidas pelos participantes.
N ºalunos: 20 Turno: Tarde
Auto – retratos: VI edição: capítulo Porto Alegre Alicia Candiani (Argentina)
Projeto coletivo internacional de quatro anos de duração (2006-2010) que inclui artistas e instituições de diversos países produzindo auto –retratos e imagens auto-referenciais. Os trabalhos se realizam em meios digitais: fotografias, desenhos, objetos e outras obras scaneados; e serão expostos, a partir de 2011 em forma de instalação em todas os países onde serão realizados (Espanha, Argentina, Brasil, Suécia, Canadá).
Público: pessoas com conhecimento em ferramentas digitais e manejo do programa Adobe photoshop.Possuir Notebook.
Nº alunos: 12 Turno: Tarde
Técnicas diversas de gravura Luis Miguel Valdés (México)
Conceito de gravura na atualidade.Diferentes procedimentos de gravura e as diferentes formas e variações de impressão de uma mesma matriz.Aplicação de texturas e transporte para placa final.
Público: artistas e estudantes de artes
Nº de alunos: 10 Turno: Tarde
?Conversas sobre Arte? Eduardo Frota (Fortaleza – CE)
Conversas avaliativas sobre projetos tridimensionais (acabados ou em andamento) de trabalhos dos participantes.
Público: artistas e/ou iniciantes que estão pesquisando uma linguagem poética tridimensional.
N° alunos:12Turno: Tarde
Fórum de Produção e O Artista e sua Obra – 19h às 22h
Eventos na Sala Álvaro Moreyra – gratuitos, sem inscrições, ordem de chegada.
O ARTISTA E SUA OBRA19 h – 22h - Sala Álvaro Moreyra
13/07 - Daniel Escobar (Belo Horizonte – MG)
As cidades e suas trocas: apresentação do trabalho desenvolvido durante a edição 2008 do Programa Bolsa Pampulha-a cidade como um território expandido de ações expositivas contemporâneas.
Adauany Zimovski (Porto Alegre – RS)
14/07 - Ana Ruas (Campo Grande – MS)
A cor das ruas Apresentação de 25 intervenções realizadas em Campo Grande entre 1996 e 2009.A artista usa como suporte paredões,muros pontilhões e viadutos,e como linguagem a pintura.Será apresentado também,A cor das ruas,uma atividade direcionada à adolescentes promovendo a participação dos bairros no contexto municipal de Campo Grande / MS
Joelson Gomes (Recife – PE)
15/07 - Silvia Matos (Campinas-SP)
Arte contemporânea em grupo: Grupoatropoantro Trabalho coletivo do grupo Antropoantro. Transformação de espaços, Circulações da escultura que não deu certo, a versão “portátil” da escultura que não deu certo, levar arte às escolas, o trabalho com a memória, o trabalho site-specific, a instalação No Cubo Branco, a criação do Museu do vazio no blog do Antropoantro.
Cláudia Sperb (Novo Hamburgo-RS)
Relato do projeto Fragmentos e sentimentos – Praça Vital Brasil, Instituto Butantã, SP
16/07 - Helena Kanaan (Porto Alegre - RS)
Impressões Híbridas: Cruzando Impressões litográficas e impressões de sentido
16/07 - Alicia Candiani (Argentina)
De Fronteiras incertas: pensamento e obra de Alicia Candiani
17/07 - Eduardo Frota (Fortaleza - CE)
“ Intervenções Extensivas”
Sessão extra: Santander Cultural - 16/07, 10 h
Shirley Paes Leme (São Paulo)
Marco Veloso (Rio de Janeiro)
FÓRUM ABERTO DE PRODUÇÃO
Sala Álvaro Moreyra 17h30min
Espaço aberto para a apresentação de projetos de pesquisa de grupos,artistas e instituições.Confira a programação a partir do primeiro dia do Festival

Nenhum comentário: