quinta-feira, 1 de maio de 2008

Thomaz Perina na Escola Comunitária de Campinas

Thomaz Perina
Natural de Campinas-SP 1920
"Paisagem" 1983
Óleo s/ tela - 101x101 cm
(obra do acervo da Galeria de Artes da Unicamp)
GALERIA DE ARTE DA ESCOLA COMUNITÁRIA
THOMAZ PERINA
08 DE ABRIL A 06 DE MAIO

PERINA SEGUNDO PERINA

"Por ser autodidata, não tenho formulações teóricas. Com elementos simples, com tratamentos simples, reduzindo a cor a um estado quase neutro, busco uma dimensão, um movimento por percepção, induzindo a relação de paisagem, nome que dou aos meus trabalhos, não só como indicação de um problema, mas também por caráter afetivo”(Thomaz Perina).

O ARTISTA, THOMAZ PERINA
Nos anos 40, Perina tornou-se artista premiado nos salões de arte acadêmica. Usava o pastel e desejava uma pintura perfeita. Nos anos 50, ele passou a pintar com o óleo, criando o “clima de paisagem”. Esse foi o período de “estilização”, com a radicalização estética, em direção à arte abstrata.
Perina tornou-se figura expoente do universo contemporâneo de Campinas.
Como pintor Perina recebeu muitos prêmios. O mais importante foi o Prêmio Governador do Estado (1961), com uma obra abstrata denominada “Paisagem”. O prêmio deu-lhe o direito de representar a arte brasileira no Japão, ao lado de Manabu Mabe, Arcângelo Ianalli, entre outros.
Ainda hoje, o abstracionismo vive com liberdade na estética de Perina. Abstração solta, despretensiosa, discreta, como um pensamento em criação.
Aliás, é assim que Perina resolve o aspecto inacabado de sua pintura, estética que ele tanto preza: a estética do inacabado.


Galeria de Arte da Escola Comunitária de Campinas
Local: Saguão do prédio administrativo
Período: 08 de abril a 05 de maio
Horário de funcionamento: 7h às 18h
Rua: Egberto Ferreira de Arruda Camargo, 650 – fone 37588500
Texto de Days Peixoto Fonseca

Nenhum comentário: