quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Voltando aos assuntos sérios...

Hoje é dia 02 de janeiro de 2008. Duas obras importantes foram roubadas do MASP no dia 20 de novembro de 2007. 14 dias e as notícias são poucas.

Uma notícia, publicada na página da Globo (do G1), no dia 30/12/2007, tem como título “Roubo de arte é atividade criminosa de alto lucro”. Diz que apenas 10% de obras de arte roubadas são recuperadas e que os objetos de arte roubados são tantos que, para abrigá-los, seriam necessários dois museus do tamanho do MASP! 145 mil obras de arte roubadas no mundo...
Transcrevemos aqui alguns trechos interessantes, intercalando nossos comentários:



" ‘O furto de mestres da pintura é uma onda da globalização que chega ao Brasil. É uma atividade criminosa de alto lucro’, comenta Jorge Barbosa Pontes, coordenador-geral da Interpol/Brasil.”

“Onda da globalização”... Segundo a reportagem, isto porque os museus brasileiros são falhos quanto à sua segurança. Descobriu-se agora sua vulnerabilidade. Até que demorou, não?


“ (...) o roubo de arte constitui uma das maiores atividades criminosas do planeta, atrás apenas do tráfico de drogas e do contrabando de armas.”

Bom, quanto ao tráfico de drogas e o contrabando de armas já estamos mais que suficientemente globalizados!


“(...) na vida real os ladrões de arte são ladrões comuns a serviço de quadrilhas especializadas. ‘Essas obras são muitas vezes trocadas por drogas, armas, vendidas para financiar seqüestros e outras atividades ilícitas’, diz ele. ‘Aquele que comprar, adquirir no mercado ilegal um quadro como o Picasso, vai ser alguém que vai ter um prazer solitário. Esse quadro não será colocado numa sala de visitas, num ambiente social’, afirma Jorge Barbosa Pontes.”



Pois é, mas deve ter muito pouca gente no mundo que pode se dar este prazer solitário, não? Seria tão difícil assim chegar a essas pessoas? Principalmente considerando que


“ (...) os ladrões são contratados por gente que entende de arte. ‘É um roubo encomendado. Ele escolhe a obra, ele diz o que quer. Qual obra, onde está e ele encomenda esse roubo. Essa é a característica do roubo de bens culturais’, explica José de Nascimento Junior, diretor do departamento de museus do Ipham.”

ELE, quem??? Entender de arte, ter a grana necessária para contratar quadrilhas especializadas e, vejam o grau da especialização!


“ ‘A máfia que rouba obra de arte é dividida como num seqüestro. Tem quem rouba, tem quem guarda e tem outra parte que negocia’, relata Jones Bergamin, diretor da Bolsa de Arte/RJ. Investigações internacionais mostram que a maior parte das obras de arte roubadas na América Latina e nos Estados Unidos é despachada por correio para o outro lado do mundo: países como China, Japão e Rússia.

Despachada por correio!!! E até os destinos são conhecidos...

“De lá, receptadores repassam as pinturas para organizações criminosas na Europa e até mesmo grupos terroristas no Oriente Médio. ‘É assim que os ladrões fazem para não serem descobertos’, diz Cristopher Marinello, especialista no combate ao roubo de arte. Eles entregam as obras em outro continente, para não levantar suspeitas sobre a origem criminosa.”


Como é que a origem criminosa não é conhecida, como não se suspeita dela, se a imprensa internacional noticia os roubos e os contatos são feitos via Internet? Afinal, Picasso pintou uma única tela intitulada "Retrato de Suzanne Bloch", assim como Portinari só pintou uma obra chamada "O lavrador de café"!!! Ainda se fossem ready-mades... Uma perguntinha que ocorreu agora: alguma organização criminosa destas já roubou obras de Duchamp? Algo a investigar...

A reportagem explica que Cristopher Marinello é diretor de uma grande empresa (de New York) que faz o rastreamento de arte desaparecida e que os caçadores de arte roubada trocam informações com as polícias do mundo inteiro via Internet e oferecem recompensas por pistas que levem às obras desaparecidas. Apesar disto, só 10% é recuperado. A solução, segundo a reportagem, é investir na segurança dos museus.

E, conclusão nossa, rezar para que as obras roubadas do MASP apareçam...
Quem sabe uma GARRAFADA resolva?







Nenhum comentário: