sábado, 5 de janeiro de 2008

ANTROPOANTRO E EDUCAÇÃO

Foto de Olívia Niemeyer




O ensino da arte como prática educativa – o conhecimento da arte como parte da bagagem cultural

Para Eliot Eisner, do Getty Center of Education in the Arts, o trabalho prático no atelier ajuda a aprender como criar imagens que tenham poder expressivo, coerência, insigth e ingenuidade. A crítica da arte desenvolve a habilidade de ver e não apenas olhar as qualidades que constituem o mundo visual, um mundo que inclui e excede as obras de arte. A história da arte ajuda as crianças a entender algo do lugar e tempo nos quais as obras de arte estão situadas. Nenhuma forma de arte existe no vácuo: parte do significado de qualquer obra depende de entendimento do seu contexto – “a estética esclarece as bases teóricas para julgar a qualidade do que é visto”.
Segundo Ana Mae Barbosa, “não é possível o desenvolvimento de uma cultura sem o desenvolvimento das suas formas artísticas”.
Dessa maneira, ainda segundo Ana Mae, o que a arte na escola pretende é: formar “o conhecedor, früidor e decodificador da obra de arte. Uma sociedade só é artisticamente desenvolvida quando ao lado de uma produção artística de alta qualidade há também uma alta capacidade de entendimento desta produção pelo público”.


Texto de Tina Gonçalez

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