Foto de Olívia Niemeyer
O ensino da arte como prática educativa – o conhecimento da arte como parte da bagagem cultural
Para Eliot Eisner, do Getty Center of Education in the Arts, o trabalho prático no atelier ajuda a aprender como criar imagens que tenham poder expressivo, coerência, insigth e ingenuidade. A crítica da arte desenvolve a habilidade de ver e não apenas olhar as qualidades que constituem o mundo visual, um mundo que inclui e excede as obras de arte. A história da arte ajuda as crianças a entender algo do lugar e tempo nos quais as obras de arte estão situadas. Nenhuma forma de arte existe no vácuo: parte do significado de qualquer obra depende de entendimento do seu contexto – “a estética esclarece as bases teóricas para julgar a qualidade do que é visto”.
Segundo Ana Mae Barbosa, “não é possível o desenvolvimento de uma cultura sem o desenvolvimento das suas formas artísticas”.
Dessa maneira, ainda segundo Ana Mae, o que a arte na escola pretende é: formar “o conhecedor, früidor e decodificador da obra de arte. Uma sociedade só é artisticamente desenvolvida quando ao lado de uma produção artística de alta qualidade há também uma alta capacidade de entendimento desta produção pelo público”.
Texto de Tina Gonçalez
Para Eliot Eisner, do Getty Center of Education in the Arts, o trabalho prático no atelier ajuda a aprender como criar imagens que tenham poder expressivo, coerência, insigth e ingenuidade. A crítica da arte desenvolve a habilidade de ver e não apenas olhar as qualidades que constituem o mundo visual, um mundo que inclui e excede as obras de arte. A história da arte ajuda as crianças a entender algo do lugar e tempo nos quais as obras de arte estão situadas. Nenhuma forma de arte existe no vácuo: parte do significado de qualquer obra depende de entendimento do seu contexto – “a estética esclarece as bases teóricas para julgar a qualidade do que é visto”.
Segundo Ana Mae Barbosa, “não é possível o desenvolvimento de uma cultura sem o desenvolvimento das suas formas artísticas”.
Dessa maneira, ainda segundo Ana Mae, o que a arte na escola pretende é: formar “o conhecedor, früidor e decodificador da obra de arte. Uma sociedade só é artisticamente desenvolvida quando ao lado de uma produção artística de alta qualidade há também uma alta capacidade de entendimento desta produção pelo público”.
Texto de Tina Gonçalez
Nenhum comentário:
Postar um comentário