sábado, 8 de dezembro de 2007

Um pouco mais da 6ª Bienal do MERCOSUL

Álvaro Oyarzún


Já falei da minha paixão na Bienal do MERCOSUL (veja matéria anterior). Agora, lendo que um recorte da mostra “Conversas” vem a São Paulo, não posso deixar de afirmar que quem não teve a oportunidade de ir à Porto Alegre deve aproveitar essa chance e visitar o Instituto Tomie Ohtake que recebe a partir do dia 6 de dezembro um pedaço deste evento. Em especial o módulo reservado ao artista chileno Álvaro Oyarzún nos agradou bastante (a mim e a Beth Schneider) porque notamos uma afinidade muito grande desse artista com o trabalho do Grupo Antropoantro. Conforme a proposta de Gabriel Pérez-Barreiro, curador responsável pela Bienal do MERCOSUL, o artista convidado Álvaro Oyarzún pode escolher dois outros artistas para dialogar com sua obra. À partir desta escolha, um quarto artista foi incluído para compor o módulo. Esse foi o diferencial desta Bienal: reforçar o papel do artista, diminuindo o poder do curador.

As obras dos três artistas que compõem essa mostra realmente conversam entre si. Álvaro Oyarzún apresenta centenas de pinturas, desenhos e fotos de um boneco de cenoura, formando mini crônicas, como num desenho animado. Os campos de cor feitos com massa de modelar, de Magdalena Atria, num primeiro momento remetem à optical art. Porém, quando visto mais de perto, observamos que o trabalho discute a pintura através de um material usado para modelagem. Já Josefina Guilisasti, à primeira vista, parece montar vários nichos com animais de porcelana. A pintura é tão perfeita que parece que estamos frente às peças de porcelana. No fundo, cada um dos artistas à sua maneira, trata da pintura, seu estudo, seu processo, material e técnica. Para completar essa sala, o vídeo interessantíssimo dos artistas suíços Peter Fischli & Davi Weiss “Do Jeito que as Coisas Vão” (sem comentário, só vendo) . Óbvio que os outros módulos merecem a visita, mas esse me impressionou de uma maneira particular.

Magdalena Atria



Josefina Guilisasti

Texto e fotos de Sílvia Matos

Nenhum comentário: