terça-feira, 29 de outubro de 2013

A Arte existe porque a vida não basta


A ARTE EXISTE PORQUE A VIDA NÃO BASTA


A frase de Ferreira Gullar, que nomeia essa mostra, expressa o poder de transcendência que a arte tem na produção humana. Ela não se resume à produção do artista, mas reflete uma das intenções do ensino da arte.

Desde a sua formação, a arte na Escola Comunitária recebeu uma atenção especial de Dona Amélia, que procurou o apoio de artistas para realizar eventos que propiciassem a aproximação da escola com o universo da arte. Segundo ela, a sensibilização do aluno à arte dependia do estímulo e da atenção dados ao estudante pelo professor e pela instituição.

Era com cuidado e atenção que os professores eram instigados a buscar novos caminhos que ajudassem a despertar no aluno seu potencial criativo e perceptivo, possibilitando que a relação entre a arte e a educação se estendesse além dos muros da escola.

A Galeria de Arte da Escola Comunitária foi criada no esteio dessa filosofia, dando continuidade ao pensamento de formação artístico pedagógico.

Quando ela foi iniciada em 1996, ainda que de forma incipiente, buscava dar prossegimento aos leilões de paredes, salões e festivais de arte realizados na escola, nos quais artistas eram convidados especiais. O apoio dado pela coordenação pedagógica e administrativa foi fundamental para que as exposições continuassem a ser realizadas e se tornassem um ponto cultural da cidade de Campinas.

Como forma de homenagear a memória de Amélia Pires Palermo, encerramos a programação de 2013 com artistas convidados que têm, de alguma forma, suas trajetórias artísticas ligadas à educação.

“A arte é a expressão do que a pessoa tem de mais sensível. É uma outra maneira de dialogar com alguém (...). Um diálogo não imposto, não forçado, um diálogo em que o artista dá o seu recado e espera pacientemente, silenciosamente a reflexão e a descoberta do outro.” (Amélia Pires Palermo)

Afrânio Montemurro                  Ana Maria Duprat                      Ana Helena Grimaldi
Carolina Engler                          Fábio Fantazzini                        Francisco Biojone
Fulvia Gonçalves                       Lisa França                               Magaly Farias
Maria Inês Teixeira                    Norma Vieira                             Paulo Cheida Sans
Raquel Figueiredo                     Rodrigo Bryan                           Sílvia Matos
Tina Gonçalez                           Vera Ferro                                 Vera Orsini

Curadoria: Tina Gonçalez

Nenhum comentário: