quinta-feira, 22 de agosto de 2013

M. Helena Motta Paes - Uma artista na Vanguarda



MARIA HELENA MOTTA PAES – uma artista na vanguarda

“Essencialmente o artista deve ser ele mesmo, antes e a despeito de qualquer reflexo, qualquer motivo, qualquer crítica. Ele tem que ser antes de tudo um  forte”.  

Nascida no Rio de Janeiro (1937-2005), Maria Helena veio para Campinas em 1940.  Aos 19 anos inicia seu percurso artístico como aluna de Thomaz Perina na Escola de Desenho e Pintura Prof. Olavo Sampaio, onde mais tarde também seria professora.
Junto com Geraldo de Souza, Geraldo M. Jürgensen, Raul Porto, Bernardo Caro, Mário Bueno, Franco Sacchi, Thomaz Perina, Enéas Dedecca, Edoardo Belgrado e Francisco Biojone, Maria Helena Motta Paes integra o grupo Vanguarda, de 1958 a 1966, como única representante feminina.
Com a ideia de arejar a produção da arte em Campinas é que o Grupo Vanguarda foi criado, tornando-se uma importante referência na história da arte brasileira. Com diferentes linhas de trabalho, os integrantes do grupo tinham como principal objetivo, experimentar novas formas de pintura.
Em 1961, como forma de dar continuidade a sua pesquisa de arte, Maria Helena fundou o Grupo Hoje, organizando exposições e orientando jovens artistas. Dizia que  “assistir a criação de um artista era uma coisa fundamental, tão importante quanto a Arte em si” .
Marcada pela delicadeza de traços e sensibilidade estética, endossado pelo depoimento de Waldemar Cordeiro, do Grupo Ruptura, as obras de Maria Helena Motta Paes “têm seu significado vinculado a um processo de evolução que indica uma direção rumo à linguagem objetiva, resguardando todos os valores de uma semântica comprometida com a sensibilidade altamente emotiva e romântica da autora. (...) A obra de arte é o produto objetivo da nossa consciência”. (Waldemar Cordeiro, Catálogo de Exposição Individual na Galeria Aremar, outubro/1960.)
Ganhou vários prêmios, participou de salões contemporâneos incluindo a VII e a IX Bienais de São Paulo. Por seu trabalho na VII Bienal de São Paulo foi indicada por críticos norte-americanos para participar da Exposição de Artistas Latino-Americanos, que percorreu os mais importantes centros culturais dos Estados Unidos.
No segundo semestre de 2004, Maria Helena realizou sua última exposição no Museu de Arte Contemporânea de Campinas.

Disponibilizada por Maria Clementina Oliveira Motta (Mary), a mostra realizada pela Galeria de Arte da Escola comunitária traz um recorte da produção da artista, permitindo que as obras sejam adquiridas pelo público.


Curadoria: Tina Gonçalez e Sílvia Matos



Nenhum comentário: