quarta-feira, 26 de outubro de 2011

HILEIA - CASA DO BRASIL - MADRI/ESPANHA - ABRE HOJE!

Para que tenham uma idéia do que é Hileia, antes que cheguem as fotos da exposição: algumas fotos dos trabalhos expostos e textos explicativos. Infelizmente não tenho aqui fotos  do trabalho de Beth Schneider.

BETH SCHNEIDER

utupë  -espírito da floresta
São "imagens" xamânicas (utupë) de entes da floresta.
Fotografia e desenho -2011






TINA GONÇALEZ
“EM BRANCO” - 2011
80 PAPÉIS RECORTADOS E COLORIDOS – BRANCO, AMARELO E VERDE
Em uma referência simbólica ao desmatamento, as árvores recortadas em papel branco surgem como pequenos fantasmas, salientando o vazio que elas representam.  Montadas sobre um fundo verde e amarelo, elas formam um grande mosaico que se assenta na parede como um papel decorativo. 




INÊS FERNANDEZ
Foto Síntese

Fotografia pinçada de uma série tirada da raiz de uma planta. Ao visualizar o resultado, me surpreendi com uma determinada foto que, por acaso, tinha o formato de um coração: o coração do planeta.






VANE BARINI
"A GRANDE FLORESTA"-  1,2,3,4, e 5

5 painéis compostos de fotografias em papel de algodão tam.: 60 X 56 cm
        
As imagens destes painéis foram feitas parcialmente na Amazônia e as outras durante a pintura do Painel denominado Hiléia, pintado com o Grupo Antropoantro.
Juntas compõe um mini-panorama daquele mundo tão variado quanto encantador e que passou a ser nossa inspiração para esse trabalho.   Bichos, plantas, gente, os rios, as cheias, as margens a perder de vista, o barco como único meio de transporte,  o calor e o vento, o dia e a noite na floresta tropical. As cores em tudo. 
           Nada passa desapercebido nesse universo natural tão distinto, tão original e novo. 






 LALAU MAYRINK
CUIDADO FRÁGIL
Desenhos com lápis aquarela em papel de seda branco de 600 x 50 cm
Na região da Floresta Amazônica há o registro de, pelo menos, 1800 diferentes espécies de aves, algumas em processo de extinção. 
CUIDADO FRÁGIL é um vôo livre da artista, que nunca visitou a Amazônia mas imagina um céu povoado de asas  de todas as cores.
CUIDADO FRÁGIL  é meu grito em defesa da fauna amazônica ameaçada pela ação e ganância do bicho homem. 


SÍLVIA MATOS
S.O.S. FLORESTAS 
Tela preta pintada com tinta acrílica de 160 x 140 cm 
PRESERVE-ME 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8. 
8 telas pretas com fauna e flora amazônica pintadas com tinta acrílica medindo 20 x 20 cm cada. 

S.O.S FLORESTAS traz as cores do fogo, da fumaça e das árvores carbonizadas pelas queimadas que ocorrem nas florestas de todo planeta. Ao lado dela são apresentadas as 8 telas PRESERVE-ME com alguns pequenos animais e flores da floresta Amazônica.





OLÍVIA NIEMEYER

Interferência em foto de Vane Barini

A fotógrafa Vane Barini fez, durante uma viagem à Amazônia, uma série de fotos que serviram de ponto de partida para meu trabalho. As fotos foram digitalizadas e impressas por jato de tinta. A minha intervenção consistiu em umedecer essas fotos e cobri-las com uma folha de PETG Cristal, que, em contato com a parte molhada, grudou na superfície da foto. Em seguida, a transparência foi ‘arrancada’ e trouxe consigo grande parte do verde, do azul, da luz e da beleza das fotos. Nesse espaço em branco imprimi, em alguns, sola de botas de trabalho. Em outros, acrescentei terra e a impressão de pneu de trator.
É um trabalho interativo que espera e estimula a atuação do espectador. É necessário que ele levante a camada transparente e verifique o que causou a devastação, o que sobrou da floresta e do rio Amazonas, ou melhor, o que sobrou da foto de Vane Barini. 


Nenhum comentário: