quarta-feira, 18 de maio de 2011

A ARTE EM CAMPINAS ESTÁ DE LUTO!

Retrato de Alberto Teixeira feito por Sílvia Matos

Infelizmente hoje faleceu um grande artista de Campinas. Era natural de Portugal mas vivia em Campinas desde o ano de 1973. A primeira vez que me encontrei com a arte de Alberto Teixeira foi numa retrospectiva sua em 1978, no Museu de Arte Contemporânea de Campinas José Pancetti. Na ocasião eu ainda não trabalhava com arte e ao visitar o Museu com meus dois filhos pequenos, um senhor se aproximou e perguntou-me o que eu achava das pinturas. Eu muito inocentemente respondi que havia gostado muito das primeiras obras (que eram figurativas) mas que as outras com tons de verde e vermelho fortes, eu não entendia. Meu filho mais velho me puxou de lado e cochichou no meu ouvido: "Mamãe, este é o artista". E, assim fiquei conhecendo Alberto Teixeira! Com o passar dos anos fui me dedicando à arte e em 1987, fiz a pesquisa "Artistas Educadores de Campinas" e aí pude ter um contato mais profundo com esse grande artista. Fiz seu retrato mas  na ocasiãoAlberto não achou que se parecia com ele, apesar da namorada dizer que sim, o retrato era fiel. Enfim, tive a sorte de ter outros contatos com ele e quanto mais o tempo passava, mais amável ele se tornava em relação à mim, meu trabalho e ao trabalho do Grupo Antropoantro. Que pena! Ainda planejava entrevistá-lo novamente...................

Grande Contrastante, 1970, óleo sobre tela, 150 x 195 cm - A tela que na minha falta de conhecimento não entendia e que agora amo.

Esta é a minha humilde homenagem  e a do Grupo Antropoantro a Alberto Teixeira .

Nenhum comentário: