terça-feira, 8 de março de 2011

DIA INTERNACIONAL DA MULHER . Homenagem à Nicolina Vaz de Assis

Nesse dia quero homenagear esta mulher guerreira, talentosa  e bonita como podem ver na sua foto, que quase não é conhecida.  Nicolina Vaz de Assis nasceu em Campinas em 1874. Casou-se aos 16 anos, teve vários filhos e filhas e logo ficou viúva. Como já tinha vocação para a arte, premida pela necessidade, tornou-se escultora autodidata e vendia seu trabalhos. Aos 23 anos de idade ganhou uma subvenção do governo de S. Paulo para estudar na Escola Nacional de Belas Artes do Rio de Janeiro.  Em 1903 conseguiu do governo do estado de S.Paulo uma bolsa de estudos para Paris. Como a pensão era só para homens, houve uma polêmica em torno do caso. "Surgiram dúvidas. As dúvidas geraram debates. A questão repercutiu no Congresso. E este decidiu a favor de Nicolina Vaz" (Diário  do Povo 19/4/55)

É lamentável que a primeira escultora do Brasil,com mais de 500 obras, sendo boa parte delas no Rio de Janeiro, algumas em São Paulo, Belo Horizonte, Petrópolis, e outras na França, Itália e Portugal, seja ignorada nos livros de História da Arte. (Vale uma ressalva para o Dicionário de Artes Plásticas do Brasil de Roberto Pontual - pg. 42 e Dicionário de Artes Plásticas no MEC.)

Parte da palestra dada  por Sílvia Matos no Dia Internacional de Mulher, no Rotary de Campinas, em 1999.

Pesquisa feita no acervo da bibliotecária M. Juiza Pinto de Moura (outra grande mulher), no Centro de Ciência, Letras e Artes de Campinas e no acervo de Falchi Trinca, na Memória da Unicamp.

Parabéns à todas as mulheres, em especial às artistas. 

Um comentário:

lalau disse...

Parabéns a super-mulher-artista que assina esta postagem!
Lalau