segunda-feira, 1 de novembro de 2010

MARIA HELENA MOTTA PAES (1937-2005)


Estes são dois trabalhos inéditos de Maria Helena Motta Paes que agora fazem parte do meu acervo particular. Nanquim e lápis de cor, sobre papel - trabalhos que me encantaram quando os vi na Exposição realizada recentemente no CDC-Unicamp, sob a curadoria de Afrânio Montemurro. Pertencem a uma pequena série, chamada Espaço, mostrada pela primeira vez nesta exposição. Me disse o Afrânio que já estavam emolduradas, portanto a artista pretendia mostrá-las em alguma oportunidade.


Nascida no Rio de Janeiro, Maria Helena Motta Paes viveu em Campinas e aqui atuou ativamente nas Artes Plásticas. Foi membro do Grupo Vanguarda, de 1958 a 1966 e, em 1961, criou o Grupo Hoje, para incentivar novos artistas da região.


Eu a conheci no Ateliê Sílvia Matos de Criatividade. Ela costumava freqüentar as vernissages e, hoje, sinto que minha timidez (afinal, ela já era uma artista conhecida e eu uma aprendiz...) não me tenha permitido usufruir da experiência dela. Era uma pessoa extremamente simpática, simples e sorridente, é como me lembro dela. Estou contente por ter esse dois trabalhos aqui comigo.
                                                                                Lalau Mayrink  

Nenhum comentário: