quinta-feira, 13 de maio de 2010

REINVENTANDO O VISÍVEL

 Desde a Pré-história que o homem tenta representar a realidade visível, desenhando, pintando ou esculpindo. Com a invenção da fotografia no início do século XIX, surge uma nova maneira de captar o que se vê.


 
Considerada nos primórdios da sua invenção como uma arte de segunda grandeza, observamos a fotografia avançar cada vez mais no campo da arte, equiparar-se e, até, suplantar o papel da pintura.

 
Do mesmo modo que a pintura, forma mais antiga de representação, encontrou na fotografia o elemento libertador e responsável pelo desencadeamento de uma nova postura da arte pictórica, ocorrida a partir da metade do século XIX, iniciada com o movimento impressionista; a fotografia, por sua vez, tem avançado cada vez mais no terreno das artes plásticas.

 
O impressionismo foi o movimento que serviu de start para que todas as mudanças estéticas no plano pictórico pudessem ser desenvolvidas. A fotografia foi o agente responsável por esta ação, possibilitando que a pintura não se prendesse mais à tradição canônica advinda do Renascimento. Por outro lado, a fotografia tornou-se, até um passado recente, uma concorrente da pintura, coisa que só foi quebrada com as novas posturas assumidas pela imagem mecânica.

 
No entanto, a participação da fotografia na arte contemporânea não ocorre como uma forma pura de evolução da modalidade, e sim de modificação da própria imagem contemporânea, gerada pela modificação do conceito da arte.

 
Dessa maneira, a fotografia não traz apenas este caráter visual de proximidade pictórica. Seus tentáculos vão mais além, estendendo-se em outros setores, como na antropologia, na publicidade, nos registros familiares, enfim, em todas as áreas em que a imagem se faz presente. E é justamente por ser múltipla, que a sua participação na arte assume diversos aspectos imagéticos e conceituais.

A mostra fotográfica "Reiventando o Visível" realizada na Galeria de Arte da Escola Comunitária conta com a participação de:

Beth Schneider
Carolina Engler
Estefânia Gavínia
Fábio Fantazini
Fernando de Tacca
Inês Fernandez
Lalau Mayrink
Olívia Niemeyer
Patrícia Rodolfo
Roberto Berton
Rodrigo Biojone
Sílvia Mattos
Tina Gonçalez
 Vane Barini

 Período: 17 de maio a 25 de junho de 2010

 

 Postado por Tina Gonçalez

 

 

 

 

 

 


 

Nenhum comentário: