sábado, 8 de maio de 2010

Dez Anos do Grupo Antropoantro

KAIRÓS
O índice, no dizer de C.S. Peirce, é definido como "um signo que remete ao objeto que denota, porque realmente é afetado por esse objeto". A relação entre o objeto referente e o seu signo foi o ponto de partida para a realização dos trabalhos do grupo em que as diversas situações indiciais foram absorvidas e recolocadas por cada artista. Da mesma forma que esta questão indicial forneceu a base propulsora para o desenvolvimento de cada trabalho, o tempo foi outro fator relevante e consistente no encontro e na revelação deste referente.
O tempo cronológico (Cronos), em movimento linear, enquanto tempo da sabedoria e reflexão, sempre nos traz uma advertência da sua passagem e provoca uma eterna busca por indícios da sua causalidade. Por outro lado, Kairós, como tempo rápido e efêmero, manifesta-se num átimo, e surge  uma oportunidade intransferível, o momento propício para esta realização artística do grupo.
                                                                                                                                Grupo Antropoantro

Beth Schneider - Marias
Inês Fernandez - O desenho como ponte

Alice Grou - Vermelho
Suzana Mas - Livre?
Maria Bernardes - Vendo Kasa
Olívia Niemeyer - Andamento 1,2,3,4
Sílvia Matos - Invólucros
Vera Costa - Tubos em Construção
Lalau Mayrink - Paisagem Fantasma
                                                 Tina Gonçalez - Confirmado: é pneumonia
                                                         fotografia: Tácito Carvalho e Silva
Depois de dois anos com várias exposições, o grupo incentivado por Carlos Fajardo que participaria da Bienal de 2002, resolveu assumir o nome de Grupo Antropoantro (como já foi dito,o nome foi sugerido por Suzana Mas) . Como tal fez a exposição Kairós, em São Paulo, nas Faculdades Trancredo Neves , participando das exposições paralelas à Bienal 2002.  Participaram desta exposição: Alice Grou, Beth Schneider, Inês Fernandez, Lalau Mayrink, Maria Bernardes, Olívia Niemeyer, Sílvia Matos, Suzana Mas, Tina Gonçalez e Vera Pellegrini.
Sílvia Matos

Nenhum comentário: