terça-feira, 15 de abril de 2008

(In)veja por Beth Schneider Ex-votos MON-Curitiba

Ex-votos memória e devoção

O Museu Oscar Niemeyer reúne nessa mostra de ex-votos,um conjunto de peças votivas,algumas de mais de tres séculos,permitindo que os visitantes percorram lugares e cenas da história basileira.

Depois de ver a esposição,imaginei que ficaria ótima complementar tão boa mostra com a minha releitura de ex-votos.Exposição que foi realizada em 2007 no MAC de Campinas junto do grupo Antropoantro-Cubo Branco. Beth Schneider




"Beth Schneider e seus Ex-votos, o universo religioso retomado ironicamente na capela de... Banca de Revistas? Quem chega na "porta" desta capela é logo avisado, por um texto carimbado no chão, que se trata de lugar de exposição de Ex-votos. Mas, as paredes, ao invés das usuais peças de cera agradecendo milagres, estampam um emaranhado de revistas que se sobrepõem, formando relevos e confundindo a vista. Há alguma coisa ali, não são apenas revistas cobrindo paredes. O dourado dos carimbos vai surgindo aos poucos, conforme o expectador se movimenta e a luz incide sobre GRAÇAS ALCANÇADAS AGRADEÇO. Sutileza de carimbos dourados agradecendo graças alcançadas em escândalos/notícias sensacionalistas que fazem capas coloridas de revista de alcance nacional. Agradecer escândalos? Desgraças? Corrupção política? São essas as graças que temos alcançado? Na linha das santinhas sorridentes (Kairós), do pedido de perdão escrito na areia que ocupa no chão da faculdade (Esamc), do jogo de damas santas versus damas mundanas (Casarão), a ironia é a marca do trabalho de Beth Schneider. Ela não consegue escondê-la, nem querendo. Mesmo ao lidar aparentemente só com cores (Comunitária) o preconceito racial é discutido na ironia dos bonequinhos pintados. "
Lalau Mayrink

Nenhum comentário: