segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

DE PASSAGEM... MAKING OF!!! e ANTROPOANTRO DE PASSAGEM - Texto de Tina Gonçalez

Fotos de Vane Barini, que não aparece nelas...

Abertura será hoje, dia 25 de fevereiro, às 12:30 horas, no Centro de Convenções da Unicamp.

ANTROPOANTRO DE PASSAGEM...

Tina Gonçalez

O hoje é o que separa o ontem do amanhã. Esse momento sinaliza a passagem do tempo. As marcas deixadas por esse momento atestam que algo ou alguém passou por determinado lugar. Os rastros sobre determinada superfície são indícios de uma presença que não se fixou, mas que deixou sinais - é o vestígio visível que indica a existência de uma ação, um período temporal que une o ontem, o hoje e o amanhã. Eles não registram apenas o espaço e o tempo, mas apontam um sentido, direcionam um caminho, indiciam uma realidade. Mesmo que a presença real não se evidencie, o rastro é o traço da existência de uma realidade que não se extinguiu.

“De passagem...”, a interferência do grupo Antropoantro no Centro de Convenções da Unicamp, não apenas dialoga com esta idéia, mas também reafirma a “presença” do grupo no local. Trabalhando com a idéia de tempo, de marcas, de índice, o grupo optou por uma obra mais conceitual, na qual o espectador é incluído naturalmente. Interagindo com o espaço arquitetônico, o trabalho divide-se em duas partes que ocupam o espaço interno e o externo do prédio. No espaço externo, um percurso sinuoso formado por um labirinto de rede branca antecede e prepara o olhar do espectador para algo mais sutil que se encontra no espaço interno. Conduzido pela área demarcada o espectador é recebido no espaço interno por uma obra que não se apresenta ostensivamente. As pegadas no teto são as marcas de alguém que já esteve lá anteriormente. Elas confrontam a lei da gravidade ao mesmo tempo em que subvertem os locais expositivos. “De passagem...” simboliza esse deslocamento do corpo, do tempo e que constituem uma ação.

“De passagem...” inaugura o calendário expositivo de 2008 do Centro de Convenções. A abertura será no dia 25/02, às 12:30 horas e permanecerá até o dia 28/03/2008.

O grupo Antropoantro é composto pelas artistas: Beth Schneider, Inês Fernandez, Lalau Mayrink, Olívia Niemeyer, Silvia Matos, Tina Gonçalez e Vane Barini.

Nenhum comentário: